Social media

Planejamento, conceitualização, produção e edição de conteúdo para mídias sociais.

Escuta ativa

Instagram - @ssir_br (Texto da arte e legenda)

Escutar é, em teoria, uma tarefa simples. Mas, quando tiramos a escuta do automático e a praticamos de forma intencional, as conversas e interações podem se tornar muito mais harmônicas e efetivas.

A prática da escuta ativa não exige que o ouvinte concorde com a mensagem do falante; na verdade, é preciso apenas reconhecer e compreender a perspectiva daquele que fala. Em “Escuta Ativa”, Emily Kasriel explica a abordagem e discute os desafios da prática. 

Além disso, apresenta uma série de técnicas, estudos e experiências que ajudam a entender a dimensão do papel de uma escuta atenta nos diálogos no ambiente organizacional, mas também nas relações interpessoais em geral.

Leia “Escuta Ativa”, artigo de Emily Kasriel, na segunda edição da SSIR Brasil.

Link na bio!

"Ela nem tem chances de ganhar!"

Instagram - @ssir_br (Texto da arte e legenda)

Definido como "tendência a não apoiar membros de grupos para os quais o sucesso é percebido como difícil ou impossível de alcançar", o viés da elegibilidade na hora do voto foi recentemente identificado por pesquisadores da Stanford University.

Assim como uma profecia auto-realizável, o viés seria difundido por uma visão pragmática de que o voto em mulheres é desperdiçado devido ao fato de terem menos chances de serem eleitas ou ganharem favoritismo. Visão, que, por sua vez, desestimula o voto em candidaturas femininas e conserva a mesma estrutura que denuncia.

Saiba mais sobre o estudo “Viés de Elegibilidade Contra Candidatas do Sexo Feminino” na primeira edição da Stanford Social Innovation Review Brasil. A reportagem está na seção PESQUISA, uma seleção de destaques de publicações acadêmicas sobre tópicos diversos.

Link na bio!


Série Câncer em Foco


Instagram - @cqmed.unicamp (https://www.instagram.com/p/CZ...)

Hoje, 04/02, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O câncer é uma doença complexa e que afeta milhões de pessoas por ano no mundo. Apesar dos grandes avanços nos últimos anos, a doença ainda gera grande sofrimento tanto a paciente quanto familiares e carece de opções de tratamentos mais efetivos.

No CQMED também buscamos cumprir nosso papel no combate ao câncer. Estudamos proteínas-alvos envolvidas em diferentes tipos de cânceres. Assim, conseguimos entender o funcionamento da doença e também encontrar potenciais novas estratégias terapêuticas para tratá-la.

Hoje também inauguramos a série de postagens Câncer em Foco, na qual iremos apresentar a ciência por trás da busca de novas moléculas para combater os diferentes cânceres.

Lucas Souza

Cristalografia e descoberta de medicamentos

Instagram - @cqmed.unicamp (https://www.instagram.com/p/CT...)

Você sabe como são feitos esses cristais coloridos?

No CQMED, buscamos ampliar o conhecimento sobre uma proteína de ligação ao RNA, que tem papel na regulação de expressão gênica e importância em alguns cânceres conhecidos. Para isso, é preciso determinar a estrutura tridimensional dessa proteína, cujas primeiras etapas consistem na obtenção da proteína e dos seus cristais, como os que estão nas fotos.

A proteína purificada, e em alta concentração, é adicionada a pequenas gotículas de uma ampla variedade de soluções aquosas, com diferentes pHs, contendo diferentes sais e agentes precipitantes.

A constante difusão do vapor de água altera gradativamente a composição das gotículas, que podem propiciar a reorganização ordenada das moléculas de proteína e dar origem ao cristal. Os cristais são visualizados com o auxílio de lupa, e o uso de lente polarizada confere à imagem o aspecto colorido.

Esses cristais nada mais são que arranjos bem organizados das moléculas da proteína. Eles são tão pequenos quanto a ponta de um alfinete. Porém, quando incidimos raios-X, podem revelar informações extremamente importantes em nível atômico.

Um microbioma, mil utilidades


Instagram - @gccrc.fapesp (https://www.instagram.com/p/CV...)

Os microrganismos estão presentes em todos os lugares do planeta. Pesquisas recentes têm apontado que esses seres invisíveis a olho nu têm funções mais importantes do que imaginávamos. Para iniciar os preparativos para o #DiaMundialdoMicrobioma, que acontece em 27 de junho, explicamos como o teatro de atividades do microbioma tem sido redescoberto e impactado o desenvolvimento de biotecnologia agrícola. Confira! 🎭🧫🌱


Você não é você

Instagram - @gccrc.fapesp (https://www.instagram.com/p/CQ...)

O #DiaMundialdoMicrobioma acontece neste domingo, dia 27 de junho. Nesta data aproveitamos para relembrar cinco fatos que a ciência já conhece sobre a relação entre os microrganismos e os seres humanos. 🦠👩‍🔬

Sabemos apenas uma fração sobre a dimensão do papel do microbioma na evolução e desenvolvimento dos seres vivos e seu papel nos diferentes ecossistemas. As pesquisas feitas nessa área têm aberto caminhos para desenvolvimento de diversos tipos de tecnologia, da medicina à agricultura.

Estufas estranhas

Instagram - @gccrc.fapesp (https://www.instagram.com/p/CA...)

A foto das nossas estufas, captada pelo @matheus_guide, teve repercussão em um dos grupos da Unicamp no Facebook. Além de contribuir para um cenário que se assemelha aos de ficção científica, o rosa das estufas (mistura das luzes vermelha e azul, as mais importantes para a fotossíntese) também serve para controlar melhor o fotoperíodo das plantas cultivadas e reduzir o tempo de crescimento. Assim, em períodos noturnos ou no inverno, quando os dias são mais curtos, a falta de luz pode ser compensada com a iluminação em LED.

Quando as plantas crescem, nossos cientistas conseguem avaliar as características fisiológicas, morfológicas e moleculares. A partir da avaliação é possível concluir se uma alteração genética (feita através de transgenia ou edição gênica) foi bem-sucedida e produziu alguma característica positiva. Esse processo é chamado de fenotipagem.

Cuidado ao se aproximar para não cair no mundo invertido. 😉🌽👾

Matheus Guide

José Hernandes

Flores de romã no estereomicroscópio

Instagram - @gccrc.fapesp (https://www.instagram.com/p/CU...)

Você consegue adivinhar o que está na foto?

A imagem foi captada por um estereomicroscópio, que funciona basicamente como uma lupa. Tecidos vegetais são colocados no equipamento e a luz refletida no material volta para a lupa, gerando uma imagem. O aumento da lupa costuma ser bem menor do que os microscópios convencionais.

Apesar de não permitir a observação em escala micro, a lupa permite avaliar, por exemplo, o tamanho de folhas, raízes ou qualquer outra estrutura para comparar plantas selvagens com as geneticamente modificadas.

A lupa também pode auxiliar na chamada genotipagem. Por exemplo, ao realizar um processo de edição gênica com o sistema CRISPR/Cas9, é possível adicionar uma proteína verde fluorescente (ou GFP) junto à proteína Cas9. Se o tecido observado na lupa emitir um brilho verde, a Cas9 também está presente, confirmando que a inserção do sistema foi bem-sucedida.

Além dessas funções, o estereomicroscópio também gera belas imagens, como essa dos estames de uma flor de romã. 🌺

Produtos biológicos no Brasil

LinkedIn - Symbiomics (https://www.linkedin.com/feed/...)

Apenas em 2021, 92 produtos biológicos – entre biodefensivos, bioestimulantes e biofertilizantes – foram aprovados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para comercialização.

Essa tendência de crescimento em novos produtos já vem se colocando há algum tempo. Mais da metade dos registros de produtos existentes no mercado brasileiro são dos últimos 4 anos.

O aumento também é notado nas expectativas sobre o setor em escala global. O mercado mundial de controle biológico foi avaliado em US$ 2,8 bilhões em 2020, com projeções para chegar a US$ 11 bilhões em 2025.

Esse contexto de crescimento acelerado vem sendo impulsionado pela busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a agricultura, que diminuam a dependência das lavouras dos agroquímicos.

Saiba mais em nosso blog: https://lnkd.in/ePEAXsYs



O que buscamos?

LinkedIn - Symbiomics (https://www.linkedin.com/feed/...)

Acreditamos que a biotecnologia é parte essencial das transformações pelas quais a agricultura necessita passar nos próximos anos.

Buscamos e identificamos na natureza microrganismos com características benéficas ao cultivo agrícola, impulsionando a nova geração de produtos biológicos. Na Symbiomics, viabilizar a produção agrícola sustentável a partir da tradução do conhecimento científico de ponta em produtos de excelência e inovadores é nossa missão.

Da nutrição vegetal à redução da emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, oferecemos ferramentas robustas para a construção de um futuro sustentável, em que a agricultura esteja alinhada à solução dos problemas globais que enfrentamos hoje.

Conheça mais sobre nosso pipeline de pesquisa e entre em contato: https://lnkd.in/dqdspEm8